Menu

Cuidados com seu cão no inverno

Estamos entrando no inverno, aqui em Santa Catarina e na maioria dar regiões Sul e Sudeste do Brasil faz muito frio e as temperaturas prometem despencar ainda mais nos próximos dias, por isso este post não poderia ser escrito em melhor hora... Agora, enquanto escrevo por exemplo, faz 14° em Garopaba/SC com um vento sul gelado demais e a previsão é que chegue aos 9° durante a madrugada, imagino que tenham lugares que deverão registrar temperaturas negativas facilmente.

Queria muito que este fosse um post somente de incentivo, mas é com muita indignação que falo neste tema... Não deixaríamos nunca algum familiar ou amigo em nosso pátio, na rua pegando chuva, frio e sujeito a alguma doença, certo? Então porque tem tanta gente que ainda faz isso com o seu cão? Com alguém que faz parte da nossa família, convive conosco, mora em nossa casa, alguém por quem deveríamos zelar e pensar na responsabilidade de tê-los quando os trouxemos para casa...

Se você é do tipo que pensa: - Cachorro tem pêlo, não sente frio... Por gentileza, leia com atenção até o fim do artigo e se ainda assim, mantiver sua opinião, você não é digno de conviver com uma criatura tão especial como seu cão.

Assim como nós, nossos peludos também devem ter alguns cuidados ainda mais especiais na estação mais fria do ano. Tais como:

Banhos – Os banhos são importantes mas podem ser diminuídos no inverno para até de 30 em 30 dias. Não o faça em casa, os secadores de cabelo caseiros não são suficientes para secá-los com eficiência. Procure uma pet shop de confiança com boas recomendações. Para prolongar a duração do banho, utilize produtos que lavam à seco, com gel ou lenços umedecidos própios.

Tosas – Não devem ser mantidas no inverno, nesta época do ano mantenha a pelagem comprida original.

Vacinas – Devem ser mantidas em dia. Converse com o veterinário do seu dog para saber qual o melhor momento para aplicá-la.

Abrigo – O seu cão não vive dentro de casa? Providencie uma casinha em local coberto abrigado do frio e chuva. Evite as casinhas feitas de madeira ou concretadas, além de serem mais geladas, dificultam a secagem na higienização das mesmas. Prefira as casinhas de plástico ou fibra, são mais resistentes ao tempo e ao frio. Não esqueça de colocar uma coberta, manta, tapete grosso, toalhas ou um de cada para que seu bichinho se mantenha quentinho!

Pelagem muito curta – Faça uso de roupinhas para seu cão, mesmo sendo filhote, adulto ou idoso. Ao final do post, deixei alguns sites de sugestão para compra online, inclusive para tamanhos XL ou XXL que são super difíceis de serem encontradas, que é o nosso caso tendo quatro labradores de tamanhos XXL.

Doenças – Proteja os ouvidos dele para evitar a otite, doença típica do verão aqui em casa por causa dos banhos de mergulho excessivos “involuntários”, mas que no inverno podem voltar causadas pela chuva e vento frio.

Dores – Os cães que tem alguma doença crônica tende a sentir mais dores nos dias mais frios. Aqui em casa percebo isso com a Gaia que mesmo fazendo tratamento, tem displasia e sente mais dor nos dias frios quando não exercita tanto o músculo. Mantenha o seu cão confortável nestes dias e consulte um veterinário para a possibilidade de medicação.

Passeios – Escolha um horário do dia que ainda não esteja tão frio, passeios a noite com frio e vento excessivos não são recomendados. Evite tirá-lo do banho e levá-lo para passear, pode haver um choque térmico.

Alimentação – No inverno, a queima calórica dos cães, assim como em nós humanos, aumenta. Por isso, é indicado aumentar a quantidade de ração diária para 30% a mais do que a quantidade que se dá em outras estações.

Os sites para compra online de roupinhas para os pets, são:

Top Dog | Pet Love | Smart Pet | Meu Amigo Pet | Bit Cão

Espero que, quem não havia se dado conta da importância do cuidado com nossos peludos no inverno, reavalie sua opinião e dê uma chance para ele ao seu lado dentro de casa ou melhore a sua condição fora de casa, deixando-o mais confortável e quentinho neste inverno! Para quem já exerce estes cuidados, parabéns pelo exemplo de amor e cuidado com a saúde daquele que ama mais seu dono que a si mesmo!