Menu

Quiche de Espinafre sem Glúten e Lactose

Há dois meses do início da minha reeducação alimentar (tem post aqui, aqui e aqui sobre o assunto) é hora de testar novas receitas e experimentar novos sabores porque até do arroz com feijão necessários de todo o dia, a gente acaba enjoando!

Estes dias me deu uma vontade louca de driblar o jantar e comer um lache a noite! Pensei então numa torta salgada, nunca tinha feito nem quando não era vegetariana e aí pesquisando encontrei uma receita de Quiche de Espinafre com todos os ingredientes que tinha em casa, é facílima de fazer. Fica uma delícia, vou te dar aqui a opção com e sem lactose e você tem uma variedade enorme de recheios que pode utilizar.

Vamos a receita?

Para a Massa

1 xíc. de Farinha de Arroz
1/2 xíc. de Amido de Milho
1 ovo
1 col. de chá de sal
3 col. de sopa de manteiga gelada (eu usei a Becel) mas pode usar azeite ou testar com a manteiga Ghee
3 col. de sopa de água gelada

Preparo: Misture tudo com a mão, faça uma bola de massa e enrole em plástico filme. Leve à geladeira por 20 minutos.

Para o Recheio

1 molho de espinafre
2 ovos
200gr de Tofu Cream para uma versão sem lactose ou 1/2 ricota esfarelada com garfo
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo: Numa panela distribua as folhas de espinafre bem lavadas e deixe cozinhar/reduzir por completo, desligue a panela, pique o espinafre e com a panela já fria adicione o tofu ou a ricota esfarelada, sal, pimenta e ovos batidos. 

Depois de 20 min. de geladeira, abra a massa num refratário ou forma com fundo removível e leve ao forno pré-aquecido por mais 20 minutos. Ela vai assar mas ainda não vai dourar. Retire-a do forno, despeje o recheio e retorne ao forno para assar com o recheio. Ascenda o dourador por 15 minutos até dourar as pontinhas da massa e está pronta!

Para o recheio você pode utilizar abobrinha cortadas em rodelas, brocólis...

E até mesmo como este exemplo de cenoura ralada e couve. Deve ficar uma delícia também! Ainda não testei estes sabores, mas com certeza serão os próximos.

É isso então, espero que tenham gostado! Eu adorei a minha de espinafre e as próximas serão de legumes e sabor pizza com tomate, cebola e orégano... Hum!

Quem não é vegetariano pode testar fazer com frango desfiado temperado com orégano, camarão... Enfim!

Espero que tenham gostado das dicas e quem fizer volta aqui ou lá na página do blog e me diz como ficou, combinado?!

Até a próxima receitinha super saudável!