Menu

Roteiros Românticos do Inverno Brasileiro

Acordar no frio do inverno num chalé na Serra do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo ou do Rio de Janeiro e dar de cara com uma bela vista das montanhas, quem não gostaria?! Para quem está procurando roteiros rápidos de inverno seja para as férias de julho com a família ou apenas um final de semana romântico, no Brasil se encontram destinos charmosos e mais perto do que você imagina, podendo fazê-los até de carro.

Vamos ver os roteiros mais famosos:

No Rio Grande do Sul:

Gramado

Com arquitetura e clima europeus, a bela Gramado atende e recebe seus turistas muito bem em todas as épocas do ano. A cidade que sedia o maior Festival de Cinema do país, é também destino certo em dezembro quando realiza o Natal Luz e em abril quando recebe os turistas para a sua ChocoFest. Mas especialmente no inverno com suas avenidas floridas, a cidade que já acolhe seus turistas com seus deliciosos cafés coloniais, bistrôs, restaurantes e casas de chocolate o ano todo, fica ainda mais charmosa sobre o rigoroso inverno do sul e oferece diversas opções de passeios e atrações na própria cidade, tudo muito próximo um do outro.

Canela

Ao lado de Gramado fica a cidade de Canela. Com restaurantes, pousadas e hotéis estrelados, a cidade tem um roteiro espetacular pelo Parque do Caracol e visita a Cascata do Caracol, passeio de Maria – Fumaça no Mundo a Vapor, Museu da Moda, a sua famosa Igreja Matriz e muito mais.

Bento Gonçalves

Uma das cidades mais ricas pela sua farta gastronomia colona com massas e queijos apetitosos, é a nº1 quando se pensa em vinhedos e vinícolas. Bento Gonçalves detém 60% do Vale dos Vinhedos e além de dezenas de vinícolas situadas na região, é lá onde estão também as maiores vinícolas do país, a Casa Valduga e a Miolo.

Em Santa Catarina:

Urubici

A cidadezinha da Serra Catarinense já registrou a menor temperatura do Brasil chegando a -17,8º. Com boas opções de pousadas e ótima gastronomia, é roteiro romântico garantido no inverno catarinense com boas opções de passeios. E se der sorte, terá o privilégio de ver neve por lá. Com inúmeros passeios como a Cascata Véu de Noiva, a vista da Pedra Furada e outros, a cidade pode funcionar como principal destino para se hospedar e visitar durante o dia as cidades vizinhas.

São Joaquim

Ao lado de Urubici está São Joaquim. Considerada uma das cidades mais frias do estado, já registrou temperaturas de -10º. Como sua maior atração é o frio, programe-se para visitação entre os meses de Junho a Agosto. Um passeio que vale a pena fazer é a visitação na Vinícola Villa Francioni.

Em São Paulo:

Campos do Jordão

Muito parecida com Gramado, Campos do Jordão é destino badalado no inverno paulista. Com opções estreladas de hospedagens e gastronomia, a cidade oferece um Festival de Inverno onde não só o fundue e a lareira são as atrações mais procuradas, mas um roteiro de aventura diurno com escaladas e passeios com vistas caprichadas das montanhas. Atente para os altos valores da alta temporada, o bom mesmo é aproveitar a região na média temporada.

No Rio de Janeiro:

Petrópolis

Destino badalado do inverno brasileiro, Petrópolis que era residência imperial no passado, fica lado a lado – em termos de belas hospedagens e gastronomia premiada - com Campos do Jordão e a tradicional Gramado. A cidade cultiva o clima de império do passado e esse é seu maior diferencial com suas igrejas e museus todos em construções históricas. Os passeios são uma volta ao passado e é importante fazê-los com guia, o que enriquece ainda mais a história e seus detalhes nos belos museus e suas construções antigas que exalam a história da realeza.

Teresópolis

Vizinha de Petrópolis, Teresópolis está avessa as badalações e ao intenso movimento da vizinha Petrópolis. Com um clima bucólico de cidadezinha do interior, e ao mesmo tempo restaurantes de renome do circuito do inverno brasileiro, a cidade conta com pousadas aconchegantes, charmosas e passeios como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, muitas trilhas, visitação ao complexo cervejeiro da região, a Granja Comary e ao Orquidário Aranda.

Não vai dar para fazer uma viagem só a dois? As crianças estão de férias? Reúna a família e planeje seu roteiro de inverno. Basta agora escolher o destino e  aproveitar as atrações de cada lugar na estação mais charmosa do ano!